A modalidade de pagamentos recorrentes já é muito utilizada por diversos tipos de negócios que funcionam no modelo “assinatura”. É o caso de:

– Academias de ginástica;

– Escolas de idiomas;

– Assinaturas de revistas;

– Etc.

Mas você sabia que esse modelo também pode ser adotado por outros tipos de negócio, e que oferece muitas vantagens?

Caso queira saber mais sobre pagamentos recorrentes e como automatizá-los no seu negócio, continue acompanhando este texto.

O que são pagamentos recorrentes?

Qualquer serviço que comercialize produtos ou serviços pelo meio de uma assinatura mensal paga pelo consumidor se enquadra nessa modalidade de pagamento. Seja por meio de contratos, planos ou mensalidades, esse modelo também é conhecido como compra recorrente, venda recorrente ou assinatura recorrente.

Quando falamos disso, geralmente pensamos em negócios como escolas, academias, faculdades etc., onde o valor do curso é dividido em parcelas para serem pagas ao longo do ano ou do semestre.

Esse também é o caso de assinaturas de plano de telefonia móvel, internet ou até mesmo os populares streamings de vídeo, como Netflix e Amazon Prime, cujo pagamento pelo serviço é feito mensalmente.

Mas recentemente, muitos outros segmentos também passaram a adotar essa forma de realizar vendas, inclusive de produtos. Você já deve ter se deparado com os chamados “clubes de assinatura”, onde você paga uma mensalidade e recebe um ou mais produtos da loja ou marca em casa todos os meses.

Há diversos exemplos disso. Procurando na internet, é possível encontrar assinaturas de:

– Vinhos importados;

– Livros;

– Cosméticos;

– Itens decorativos;

– E até mesmo brinquedos e petiscos para o seu animal de estimação.

Qualquer segmento do comércio pode aderir a esse modelo de negócio.

Vantagens dos pagamentos recorrentes automatizados

1. Previsibilidade de caixa

Para a saúde financeira da sua empresa, em especial em tempos de crise, é essencial prever, com relativa precisão, o quanto de receita o negócio gerará todos os meses. Porém, para alguns negócios, isso pode variar muito, dependendo do mês, e deixar o empresário um pouco desnorteado para fazer um Planejamento Financeiro.

Nesse sentido, pagamentos recorrentes facilitam, pois você sabe que todos os meses receberá determinada quantia daqueles clientes, e pode contar com aquele dinheiro no seu planejamento.

2. Menor inadimplência

Na hora de realizar a venda, o cliente assina um contrato, garantindo que irá realizar aqueles pagamentos recorrentes por determinado período de tempo. Então, o valor da sua mensalidade ou assinatura é cobrado automaticamente do cliente, seja por meio de débito em conta ou cartão de crédito, o que garante que o pagamento seja realizado.

3. Maior retenção de clientes

No Marketing, costuma-se dizer que “Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo”. Um plano de assinaturas é uma ótima forma de reter clientes no seu negócio, garantindo fidelidade à sua marca.

É claro que você ainda deve oferecer um bom atendimento e um bom produto ou serviço, atendendo às expectativas do seu cliente para que fique satisfeito, afinal, você precisa garantir que ele renovará seu plano de assinatura quando o contrato vencer.

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