Se você está lendo esse conteúdo atrás de refletir sobre o consumismo, é porque considera estar comprando um pouco mais do que devia, certo? Fica tranquilo(a) que as dicas deste post vão te ajudar a repensar antes de comprar

Saiba como economizar comprando online

Você sabe o que é consumismo?

Antes de tudo, precisamos entender o significado de consumismo — que nada mais é do que o ato de comprar sem necessidade, ou seja, gastar em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. 

Além disso, o conceito também está relacionado com maneiras inconscientes e alienadas de comprar, sem avaliar o impacto social e ambiental. Um dos principais aspectos relacionados ao consumismo também está na busca da felicidade por meio das coisas, o que gera frustrações e novas exigências de compra.

Esclarecemos que esse post é apenas para te ajudar refletir sobre o consumismo e a entender os impactos em sua vida pessoal e na sociedade. Portanto, para tratar o seu consumismo e questões semelhantes, procure um profissional. 

Segurança online: 5 dicas para proteger seus dados na internet

Contanto, separamos 5 obras entre filmes e documentários que retratam essa realidade:

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom – 2009

Becky Bloom é uma jovem jornalista de 25 anos e uma compradora compulsiva. Seu salário é insuficiente para pagar as dívidas com cartões de crédito. Ironicamente, é contratada como colunista de economia de uma revista, com a função de orientar as leitoras sobre como controlar gastos.

No filme, Becky relata ser assim pois quando era pequena, não tinha condições de comprar o que desejava, fazendo um paralelo com o que sente hoje ao entrar em uma loja, trazendo a reflexão sobre a sedução que a sociedade de consumo exerce sobre as pessoas, bem como a necessidade de controlar os gastos.

Como um planejamento financeiro pode ajudar na ansiedade

Minimalismo – 2015

Um documentário dirigido por Matt d’Avilla, especialistas e autores exploram as origens e consequências do consumismo e pessoas que adotaram o estilo minimalista compartilham suas experiências e o que as levaram a mudar suas vidas. 

O minimalismo prega que viver com menos posses dá liberdade, principalmente financeira, para se ter uma vida com mais propósito e focar no que realmente importa, como passar mais tempo com a família ou buscar um emprego no qual é possível ter maior satisfação, ainda que não se receba um salário alto. 

O documentário está disponível no Netflix, Vimeo, entre outros.

Quer morar sozinho? 6 dicas para se planejar financeiramente

Amor por contrato – 2009

A obra conta a história dos Jones, que vivem em um condomínio de luxo e adoram ostentar carrões, smartphones modernos, roupas caras etc. O que seus vizinhos não sabem é que eles são funcionários de uma empresa de marketing, especializada em despertar desejos de consumo nas pessoas.

A família é exemplo de sucesso, mas nada é verdadeiro. Um fato vai fazer com que o marido saia do negócio e outras possibilidades surjam. Um filme de 2009, mas com uma temática atual que te faz refletir sobre a errônea ideia de viver de aparências.

Esqueça as burocracias e pare de perder tempo em fila de banco: os benefícios da conta digital

Obsolescência programada – 2010

Dirigido por Cosima Dannoritzer, o documentário espanhol revela a técnica utilizada pela indústria para fazer com que o consumidor compre novas versões de produtos, mesmo que os que atualmente estejam em bom estado e funcionando perfeitamente. 

A história toda tem início durante a grande recessão econômica que abalou principalmente a Europa e os Estados Unidos, entre 1929 e 1930. Foi nessa época que a indústria começou a lançar produtos com uma vida útil mais curta, para incentivar a produção em série e o consumo, o que se mantém até os dias de hoje. 

Para assistir, faça uma busca por “Obsolescência programada” no Youtube.

Open Banking: entenda a terceira onda dos meios de pagamento

Clube da Luta – 1999

Filme de 1999, dirigido por David Fincher, Clube da Luta retrata a história de um homem de classe média que vive em função do seu trabalho, numa empresa de seguros. Sofre de insônias e sua saúde mental começa a ficar debilitada pela falta de descanso.

Solitário, passa seu tempo livre comprando roupas caras e peças de decoração para sua casa, numa tentativa de preencher o vazio que há em si. O enredo do filme se desenvolve a partir disso. Esta obra provoca os espectadores, e conduz refletir sobre o consumismo da nossa sociedade e a da forma como vivemos.

Disponível para assistir no Amazon Prime Vídeo.

Gostou das dicas? Se liga que aí vai outra: adquira agora seu cartão Conpay! Ele é totalmente gratuito e é crédito pré-pago, ou seja, você só gasta o que tem no saldo em sua conta digital e não adquire dívidas. É mais controle na sua vida e mais segurança para o seu dinheiro. 

PEÇA AQUI O SEU CARTÃO! 

Author

Deixe um comentário...

plugins premium WordPress