A popularidade do comércio eletrônico no Brasil já é uma realidade. E quem já possui uma loja virtual ou pretende iniciar a comercialização dos seus produtos na internet precisa estar atento a uma questão de extrema importância.

Quais serão as formas de pagamento disponibilizadas para os seus potenciais clientes?

O público virtual geralmente é bem exigente e flexível, por isso, além de bons produtos e bons serviços, com uma boa divulgação, ele também vai cobrar que o seu comércio disponha de variadas formas de pagamento.

Dentre elas, uma das mais populares e mais usadas pelos consumidores brasileiros de e-commerce é o boleto bancário.

Preferência dos brasileiros

De acordo com a pesquisa feito pela E-commerce Brasil, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o pagamento por meio de boleto bancário foi apontado como o preferido por 75% dos brasileiros consultados pela pesquisa.

Na consulta, o boleto só fica atrás do pagamento por cartão de crédito na preferência dos brasileiros, já que 76% optaram por esta forma de pagamento.

Boletos oferecem maior segurança

Algumas razões justificam a preferência de boa parte dos brasileiros pelo pagamento em boleto nas compras eletrônicas.

Uma das principais causas apontadas pelos clientes é a maior segurança oferecida por essa forma de pagamento. O fato do processo ser feito fisicamente costuma gerar no consumidor uma percepção de maior consistência da operação. Isso acontece principalmente com aqueles que optam por ter um comprovante material do pagamento efetuado.

Neste sentido, muitos consumidores consideram o pagamento por boleto eletrônico mais confiável do que o pagamento por cartão de crédito, sobretudo pelo medo de clonagens.

Descontos e facilidade de pagamento

Pode-se afirmar que o boleto é a forma de pagamento mais democrática que existe.

Ou seja, para muitos ele é o recurso mais acessível. Segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60 milhões de brasileiros não possuíam conta em banco. Para o pagamento de boleto, não é necessário ter conta em banco.

O valor cobrado por boletos geralmente é menor, já que pelo fato de o pagamento ser à vista, muitas empresas costumam oferecer descontos. Outra vantagem está relacionada à facilidade de pagamento. Desde o momento em que o boleto é gerado, o consumidor pode escolher qual a melhor forma de pagar a sua fatura.

Está aí um dos grandes diferenciais do boleto atualmente. Ele oferece toda a comodidade e flexibilidade para o cliente, que pode quitar o valor em diferentes estabelecimentos, como bancos, correspondentes bancários, lotéricas, ou até aplicativos de pagamento e Internet Banking.

Vantagens para a empresa

Para empresas, disponibilizar pagamentos por boleto eletrônico é muito vantajoso. Em comparação com outras modalidades de pagamento, o boleto é bem menos oneroso. O seu custo é mais vantajoso do que os envolvidos em uma Transferência Eletrônica (TED) ou com cartão de crédito, por exemplo.

Contar com boletos eletrônicos otimiza o fluxo de caixa da sua empresa, já que a tarifa cobrada geralmente é um valor fixo. Além disso, é possível capitalizar o seu negócio ao estimular compras à vista, atraindo consumidores que preferem essa modalidade.

Trata-se de uma opção bastante simples, econômica e atrativa para as empresas de e-commerce.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site e veja como podemos ajudar.

Author

plugins premium WordPress