Todos nós sabemos que o objetivo de uma loja, seja ela e-commerce ou não, é vender. Não existe fórmula mágica para isso. Antes de tudo, é preciso ter conhecimento do longo caminho que o cliente realiza até o momento de decisão de compra.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você concluiu tudo o que havia planejado para colocar o seu e-commerce no ar e, após todo o trabalho, se deu conta de que precisa pensar e agir para gerar tráfego, atrair acessos, clientes, vendas! Cansou só de pensar, né?

Isso é meio óbvio, mas é normal que o empreendedor acabe esquecendo após ter sua atenção direcionada para outra atividade.

Mas estamos aqui para dizer que você não precisa se preocupar: listamos 5 dicas valiosas para que você possa colocar em prática e sair na frente no aumento de tráfego para sua loja virtual!

Utilize técnicas de SEO

Talvez você desconheça essa palavrinha. SEO é a abreviação do termo Search Engine Optimization, que — de forma bem direta — é uma série de práticas adotadas por quem quer obter um bom posicionamento em mecanismos de busca, como o Google.

Basicamente, essas técnicas garantem a otimização e o posicionamento da sua loja nos sistemas de buscas, através da utilização de palavras-chave¹ apropriadas e URLs exclusivas².

Conpay explica…
¹Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas.
²Quando falamos em URLs amigáveis, URLs exclusivas, estamos tratando dos endereços simples, fáceis de lembrar e que levam o usuário exatamente aonde ele deseja na sua página.

Aproveitando esse gancho, uma estratégia muito utilizada pelas empresas para melhorar o posicionamento é o Marketing de Conteúdo.

O Marketing de conteúdo consiste na elaboração de conteúdo exclusivo e de qualidade em um blog, no próprio site da empresa para educar os consumidores (como fazemos aqui na Conpay! 😉) e também nas mídias sociais.

Nos próximo tópicos vamos falar sobre isso:

Tenha presença constante nas mídias sociais

Estar presente nas mídias sociais é algo necessário e vamos te mostrar alguns dados que comprovam a importância de priorizar redes como o Instagram, por exemplo:

  • O tempo médio de utilização das mídias sociais mais usadas é de 2 horas e 22 minutos;
  • O Instagram é hoje a plataforma social mais utilizada;
  • O Stories do Instagram conta com 500 milhões de usuários ativos todos os dias;
  • 73% das marcas afirmam que as experiências que tiveram com o marketing nas redes sociais foram “positivas” ou “muito positivas”;
  • 54% dos clientes usam as redes durante o processo de compra;
  • 71% dos clientes que tiveram boas experiências de compra nas redes sociais afirmaram que recomendariam a marca para familiares e amigos;
  • 49% dos consumidores baseiam suas decisões de compra nas opiniões e nos conteúdos de influenciadores digitais;
  • 91% dos usuários acessam as redes sociais mais usadas através de dispositivos móveis;

Isso diz muita coisa, concorda? Mas não basta apenas estar presente por estar. Você precisa pensar em conteúdo. Não basta apenas realizar publicações com preços e descrições dos produtos.

É importante você agregar informações, pensar nas dores e necessidades do cliente e como seu produto pode ajudar nesse processo.

Ah, e não deixe de usar a criatividade. Ferramentas como o Reels do Instagram (e o TikTok mesmo) são ótimas para gerar alcance. Veja o que anda sendo produzido nessas plataformas e explore!

Construa estratégias de e-mail marketing

Sabemos que muitas pessoas vivem conectadas com a caixa de entrada dos seus e-mails e, por isso, utilizar o e-mail marketing é essencial para conseguir mais tráfego para sua loja virtual.

Para enviar e-mails você precisará de uma lista de endereços. Você não só pode, como deve utilizar os e-mails dos seus clientes para enviar novas promoções, dicas, novidades na loja e etc.

Para conquistar mais endereços de e-mails, até mesmo de pessoas que não são clientes, você pode oferecer descontos ou materiais gratuitos, como e-books, ou um conteúdo em vídeo exclusivo.

Outra forma é criar formulários no seu site e até no blog, como também criar pop-ups que solicitem aos usuários o endereço de e-mail para realizar alguma ação.

Invista em anúncios pagos

Nos tópicos anteriores citamos apenas formas gratuitas de gerar tráfego. Mas elas não são as únicas maneiras: você também pode investir recursos financeiros para atrair visitantes para sua loja virtual.

Existem várias maneiras de fazer isso através das plataformas de mídias sociais, como você pode ver na lista abaixo:

  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Google Ads
  • LinkedIn Ads
  • Twitter Ads

Você precisa pensar: qual a melhor opção para a minha loja? Onde meu público vai estar? Qual o melhor horário, dia para a campanha? Que conteúdo devo impulsionar?

Um ponto interessante do tráfego pago é a possibilidade de acompanhar dados. Você consegue avaliar detalhadamente os resultados dos seus anúncios.

E não esqueça de oferecer uma excelente experiência de pagamento

É muito importante que, antes de colocar em prática as dicas anteriores, você pense na estrutura de tecnologia e pagamento na sua loja. É importante para você garantir seus recebimentos e importante para que o cliente sinta segurança e comodidade para pagar na opção que ele sente mais confortável e que se encaixa na sua realidade.

A Conpay oferece a melhor solução para seu e-commerce, na verdade, as melhores soluções: você escolhe entre Link de Pagamentos, Checkout Conpay e Checkout Transparente.

Por exemplo: você faz suas vendas online com o Checkout Conpay; após a escolha dos produtos ou serviços, seu cliente será redirecionado a nossa página de Checkout para concluir a venda e fazer o pagamento.

Simples, rápido e seguro. Como deve ser!

Clique aqui para descomplicar os pagamentos da sua empresa.

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