Uma das maiores dúvidas do empreendedor na hora de definir suas formas de pagamento é escolher qual é a plataforma mais vantajosa para o seu negócio.

Hoje em dia existem diversas formas que facilitam e muito a vida do empresário e dos clientes, como as transferências, os depósitos, pagamentos através de aplicativos – além desses, recentemente, o Banco Central lançou a ferramenta PIX, que começa a valer em novembro.

Apesar de diversas opções, o boleto online ainda é a forma de pagamento favorita de muitos consumidores. Atualmente, diversas empresas de tecnologia em finanças oferecem a ferramenta de boletos online, mas antes de adquirir qualquer uma no mercado, analise os pontos a seguir para escolher a melhor plataforma para a sua empresa:

Praticidade e autonomia

Como é uma forma de pagamento muito utilizada, a maior parte das plataformas de pagamento digital já se acostumou com essa solução.

Os boletos deixam os clientes mais seguros das suas compras e também facilitam as transações financeiras. Além disso, o recomendado é escolher ferramentas que permitem que a sua empresa defina os números das parcelas, assim como a forma que ele será gerado, se será um a cada mês, ou uma única emissão com todas as parcelas e datas.

Acréscimo de multas e juros

A melhor plataforma para gerar boletos online também oferecerá o cálculo automático de juros e multas após o vencimento. Assim, o empresário, ou responsável pela parte financeira da empresa, não terá que se preocupar com o cálculo dos boletos atrasados, uma vez que o próprio boleto já se encarregou dessa tarefa.

Histórico do consumidor

Outra dica é optar por ferramentas que permitam a consulta das informações pertinentes dos clientes em bancos de dados como o Serasa, SCPC, SPC e outras empresas que analisam a vida financeira do consumidor.

Assim fica mais fácil definir valores, juros e até mesmo número de parcelas, de acordo com o perfil de cada cliente. Isso pode garantir uma transação mais segura e reduzir os índices de inadimplência.

Praticidade de gerenciamento

Outro diferencial de uma plataforma ideal para gerar boleto online são as ferramentas de gerenciamento para otimizar a vida do empresário.

Através de relatórios e análise da vida financeira da empresa, os gestores conseguem ter mais controle da situação de cada cliente, verificar quais pagamentos foram realizados e quais ainda estão pendentes, quantas parcelas existem em aberto, entre outras praticidades.

Cada dado pode ser analisado de forma individual, fazendo com que as cobranças e contato com os clientes funcionem de maneira única. Além disso, algumas plataformas também oferecem auxílio com o gerenciamento da saúde financeira da empresa.

Outro ponto que deve ser analisado também são as taxas e juros cobrados pelas plataformas de pagamento. Algumas empresas atribuem valores altos a geração de boletos online, o que pode ser desvantajoso para a sua empresa. Por isso, analise ponto a ponto todos os tópicos.

Quer ajuda para escolher a melhor plataforma para gerar boleto online? Acesse o site da Conpay e conheça todas as soluções para a sua empresa!

Author

plugins premium WordPress