Categorias
Finanças Pessoais

Como poupar dinheiro mesmo recebendo pouco?

É claro que todo mundo reconhece a importância de poupar dinheiro. Mas como economizar algum valor quando se ganha pouco?

Hoje a Conpay separou algumas dicas para economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco! Confira:

Liste suas entradas e saídas financeiras

Não tem jeito: o primeiro passo para começar a economizar dinheiro é colocar todos os seus ganhos e gastos na ponta do lápis.

Pode ser uma tabela ou uma lista simples, não importa. Comece os registros da forma que for mais simples e intuitiva para você.

Para que essa etapa funcione, é indispensável ser realista. Se você ganha um valor líquido x, por exemplo, não adianta contar com a sorte e projetar circunstâncias em que você pode receber mais do que isso (como um possível bônus, promoção, freela ou comissão, para citar alguns exemplos).

Também é importante contar com algumas margens de erro em suas despesas fixas. Se sua conta de luz sempre oscila entre 100 e 120 reais, por exemplo, vale jogar o valor um pouco mais para cima – 150, por exemplo. Assim você tem uma boa dianteira em caso de imprevistos.

Não se esqueça de inserir, também, contas sazonais – como material escolar, IPVA e IPTU.

Identifique os gastos indispensáveis

Existem algumas despesas fixas – como aluguel e medicamentos para condições crônicas, por exemplo – que não podem ser remanejadas. Não conte que poderá abater algum percentual desses gastos.

Também é fundamental identificar as contas que são essenciais, mesmo sem parecer. É o caso do lazer, por exemplo. Todo mundo precisa arejar a cabeça. Não adianta colocar no papel que você nunca mais irá ao cinema ou ao estádio de futebol se você já tem esses hábitos.

O que você pode fazer, é claro, é ajustar a frequência dessas atividades e buscar sempre pelas opções mais baratas (como preferir frequentar uma rede de cinemas que ofereça desconto para o seu banco, ou escolher o setor mais em conta naquela final de campeonato que você quer muito ver, por exemplo).

Ser realista é a chave para evitar frustrações!

Trace metas

A partir do momento em que você tiver noção e controle das suas finanças, sabendo exatamente quanto ganha e quanto gasta, é possível traçar metas para reduzir alguns valores que podem ser abatidos ou remanejados.

Os grandes vilões do orçamento do brasileiro – especialmente das pessoas mais jovens e/ou que vivem sozinhas – são aquelas despesas que parecem pequenas quando analisadas isoladamente, mas que, no contexto geral das contas mensais, acabam se revelando uma bola de neve.

Vinte reais em um lanche, por exemplo, pode parecer pouco. Mas, se você pede aquele seu sanduíche preferido duas ou três vezes por semana, terá gastado um valor considerável numa despesa supérflua no fim do mês.

A mesma dinâmica se aplica aos gastos “pinga-gotas”, aqueles que parecem minúsculos, mas se acumulam até transbordar, como:

  • O hábito de pedir carros por aplicativos de motoristas particulares;
  • Baladas e bares;
  • Almoçar fora.

Assim que você identificar onde está gastando mais do que deveria, fica mais fácil fazer adaptações e reduzir a frequência desses pequenos luxos economizando sem perder a qualidade de vida.
Para substituir os exemplos acima, você pode, por exemplo:

  • Criar um esquema de carona solidária com colegas que morem perto de você;
  • Marcar atividades sociais e de lazer nas casas dos seus amigos, comprando comidas e bebidas no mercado, onde costumam ser mais baratas;
  • Virar adepto ou adepta da cultura de levar a própria marmita de casa.

Saiba quanto você pode poupar

É claro que todo mundo gostaria de ter como poupar um valor substancial todos os meses. Mas, ganhando pouco, isso nem sempre é possível.

Estabeleça um percentual realista, de acordo com seu estilo de vida e suas necessidades. Só pode poupar 10% por mês? 20%? Não importa. O fundamental é economizar e guardar algum dinheiro para construir sua reserva.

Nessa dinâmica, é preciso um pouco mais de paciência, mas o resultado final vai valer a pena!

A Conpay está à disposição para te ajudar a poupar dinheiro. Quer saber como? Navegue pelo nosso site, conheça nossos produtos e descubra!