Seja para o trabalho, estudos, cuidar da casa, de relacionamentos pessoais e até de nós mesmos, tudo isso exige tempo e dedicação. Logo, pede que sejamos produtivos.

E quem, nos dias atuais, não quer aprender a ser mais produtivo? 

A produtividade está diretamente ligada ao tempo que utilizamos e à qualidade da tarefa que desempenhamos em nossas atividades. 

A questão central não é quanto tempo você tem, mas como você o utiliza. Otimizar o tempo que você dedica a algo, mesmo que pouco, é fazê-lo ser bem gasto!

Para fazer com que a produtividade faça parte da sua rotina, é necessário esforço e em especial, revisão dos nossos hábitos (alô, procrastinadores). Para isso, trouxemos algumas dicas valiosas para que você aprenda e consiga transformar seus dias em mais eficientes.

Em primeiro lugar, planeje-se!

Como a maioria das coisas que dão certo, suas demandas também devem estar unidas em um planejamento.

Manter a cabeça ocupada pensando em quais e quantas tarefas precisam ser executadas não apenas te distrai, como é potencialmente prejudicial à ansiedade.

Como um planejamento financeiro pode ajudar na ansiedade

Colocá-las no papel fará com que tenha mais consciência das atividades pendentes, bem como da prioridade de cada uma. 

Determine prazos e horários.

Para definir a prioridade de cada tarefa é imprescindível checar a urgência, determinado pelo prazo final de cada uma. 

Como otimizar a gestão financeira do seu negócio?

Após isso estar bem estruturado, recomendamos uma técnica que pode revolucionar o modo como você lida com seus afazeres!

Chamada Time-blocking, a técnica consiste na separação de diversos blocos de tempo para execução das demandas. 

Funciona assim: ao invés de gastar vários minutos espaçados se dedicando a uma coisa, você vai separar blocos de tempo para focar na atividade desejada. Por exemplo, usar o período entre 7h e 8h da manhã para organizar as demandas da semana e entre 8h e 9h responder e-mails, chamadas e conversas. 

Trabalhe seu foco!

Quando você senta para concluir aquela atividade pendente, nota que surge ligação, mensagem importante no celular, alguém te chama, enfim, tudo parece estar te distraindo? 

Esta situação é mais comum do que se imagina, você não está sozinho(a)!

Para resolver, o indicado é manter tudo que tire sua atenção fora do seu alcance, embora haja técnicas que podem te ajudar (e muito) em momentos de concentração, vamos te mostrar uma delas abaixo.

Inspirada em um timer em formato de tomate, amplamente usado nas cozinhas para medir o tempo de cozimento, a técnica pomodoro foi ressignificada e encaixada perfeitamente no contexto da produtividade.

A técnica consiste em cronometrar 25 minutos no relógio e dedicar este intervalo de tempo exclusivamente à tarefa que se quer fazer. 

Após esse tempo, tire 5 minutos para descansar e repita o processo quantas vezes for necessário, sempre respeitando seus limites e ampliando o tempo dos intervalos.

Descanse!

Por último, mas não menos importante, para ser produtivo é importante descansar.

Não adianta tentarmos alcançar a produtividade plena, sem ter os momentos de lazer e descanso para espairecer, afinal, somos seres humanos e não máquinas.

Nosso cérebro e corpo, de um modo geral, precisa descansar para recuperar a integridade do nosso ritmo. É o momento de recarregar as baterias! 

Com um passo de cada vez e persistência, você verá sua produtividade decolar e alcançará feitos que nunca imaginou. 

Author

Deixe um comentário...

plugins premium WordPress