Categorias
Empreendedorismo

Dicas de finanças essenciais para pequenas empresas

Todas as empresas precisam ter organização financeira, sejam grandes ou pequenas empresas. Há atos para finanças essenciais para manter a saúde da empresa em dia. É comum que o microempresário esteja um pouco perdido no começo, mas deve encontrar seu caminho para poder crescer.

Alguns erros muito comuns, como confundir gastos pessoais e empresariais podem ser desastrosos para um empresário. Portanto, se você está iniciando ou já abriu a sua empresa, deve procurar conhecimento na área de gestão financeira para evitar problemas como esse.

Então, a fim de ajudar nos primeiros passos, separamos essas dicas de finanças essenciais para pequenas empresas, veja!

Estude sobre educação financeira

Primeiro de tudo é preciso ter educação financeira, tanto em suas finanças pessoas quanto as da empresa. É hora de saber separar seus gastos pessoais e da empresa. São muitos compromissos e é preciso atenção para não deixar de cumprir nenhuma obrigação.

O mais básico é gastar menos do que você produz, isso vale para os dois tipos de gastos. Tenha emprenho em aprender o mínimo sobre a gestão financeira do seu negócio, pois é muito importante.

Separe o pró-labore

Um problema para os que misturam as finanças pessoais e da empresa é ignorar o pró-labore. Esse é o nome dado ao valor que serve de remuneração para proprietário e sócios da empresa. É importante estabelecer um valor correto para esse destino, bem como os demais gastos.

Mantenha a DRE em dia

A DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício) vai ajudar a visualizar melhor todas as informações de cunho financeiro da sua empresa. Assim, pode entender como está a saúde financeira e tem base para tomada de decisões.

São as movimentações financeiras que dão base para decisões a curto e longo prazo. Fazer algo sem ter embasamento pode trazer prejuízos no futuro.

Saiba os termos em torno da gestão financeira

Mesmo que você comece sabendo o básico não deixe de procurar informações e termos mais consistentes sobre o mundo das finanças. Não é uma escolha, mas uma obrigação, já que determina como será o funcionamento da empresa e serve de base para decisões.

Há muitas formas gratuita de adquirir esses conhecimentos, o portal do SEBRAE é um ótimo exemplo disso. Tanto aspectos práticos como atitudes mais complexas podem ser encontradas em projetos, na internet e em livros. Saia da zona de conforto para que sua empresa possa crescer.

Viu como é fácil encontrar conhecimento? Há passos simples que podem fazer toda a diferença na hora de organizar a parte de finanças da sua empresa. Ainda que sejam pequenas empresas, é preciso ter atenção com relação aos gastos.

Sabemos que pode ser difícil no início, mas não podemos justificar erros que poderiam ser evitados. Então, não perca tempo e busque ainda mais conhecimento no assunto, a fim de evitar erros na sua gestão. Você pode procurar também um contador ou administrador para explicar o essencial.

Gostou? Acesse o nosso site e veja como a Conpay pode te ajudar com as finanças da sua empresa!