Quanto mais dependentes do ambiente digital ficamos, mais admitimos que parte da realidade compete a esse meio, o que acaba excluindo aqueles que não se adequam. Atualmente, consentimos que se uma pessoa não está no virtual, é como se não existisse no real.

Para muitos, dentre eles os que já nasceram em meio à revolução digital, a adaptação às mudanças que vêm ocorrendo está sendo fácil e quase instantânea.

O que levar em consideração na hora de abrir uma conta digital?

Para além disso, a tecnologia age promissoramente no mercado financeiro, modernizando transações bancárias que costumavam ser bastante burocráticas. 

No entanto, algumas gerações conviveram durante décadas com o modus operandi que os bancos utilizavam, acostumando-se com as seguintes situações:

  • Pagamentos e depósitos feitos presencialmente em lotéricas ou nos próprios bancos.
  • Atendimento presencial em agências bancárias.
  • Prazos e custos mais extensos para conclusão de operações financeiras.
idosos-em-caixa-eletronico-de-bancos
Idosos ainda são o público que mais frequenta bancos na modalidade presencial.

Esqueça as burocracias e pare de perder tempo em fila de banco: os benefícios da conta digital

Tendo em vista o hábito causado pela recorrência das situações apresentadas, as gerações que mais conviveram acabam sendo as que têm mais apego ao dinheiro físico, logo mais resistência ao digital. 

Essa resistência também possui uma outra possível explicação. A terceira idade é vista como a mais estável financeiramente, uma crença que atrai a atenção de golpistas, sendo esse grupo um alvo comum de fraudes. 

Diante dessas problemáticas, o medo do novo soma-se à desconfiança com pessoas que se dispõe a ajudar. Assim, a inclusão digital dos idosos é dificultada, mas não impossível.

Continue lendo para conhecer como as instituições financeiras podem ajudar a terceira idade!

A fim de solucionar as dificuldades, bancos digitais e instituições financeiras devem ficar atentas no preparo de seus aplicativos, bem como na promoção de materiais que ajudem na educação digital de pessoas mais velhas. 

Você ainda lida com tarifas abusivas? Conheça os benefícios da conta digital gratuita

Algumas soluções financeiras encontradas podem ajudá-los, são elas:

Recorrência:

Uma forma moderna de evitar a ida às lotéricas e que pode facilitar em peso o cotidiano de pessoas mais velhas.

Usufruir dos pagamentos recorrentes permite liberdade de assinatura sem que haja preocupação todos os meses, auxiliando em recargas telefônicas e assinaturas como academias, planos de saúde e também plataformas de streaming, a qual teve aumento de 89% entre esse público, durante o isolamento social.

Recarga de celular através da conta digital: um recurso que vai facilitar sua rotina

Interface simples:

Em alguns aplicativos bancários há uma gama extensa de serviços disponíveis.

Entende-se que a intenção é demonstrar aptidão a diversas situações, no entanto uma interface simplificada ajudaria os idosos a não se perderem nas transações diante de tanta informação. Por isso, se possível, que haja apenas o essencial à rotina.

A conta digital da Conpay, por exemplo, pode ser ideal nessas situações por apresentar as principais funcionalidades bancárias de forma prática e dinâmica, sem dificuldades.

Horários de atendimento diferenciados:

Para aqueles que ainda sentem a necessidade de consultar fisicamente uma agência; esse momento deve ser visto como uma possibilidade de oferecer o ensinamento de como os serviços digitais são utilizados.

Invista no atendimento: a importância do relacionamento humanizado com o cliente

Educar:

Materiais didáticos como uma cartilha explicativa sobre como utilizar os serviços necessários utilizando uma linguagem acessível, de modo já conhecido pelos idosos, poderia ajudar na inclusão de idosos, visto que a forma com que nos comunicamos hoje é certamente bem diferente da que eles foram condicionados.

A acessibilidade aos espaços digitais traz maior independência ao público idoso e assim, garante maior controle desses a suas próprias finanças, diminuindo as chances de fraudes e incluindo os idosos às inovações tecnológicas.

Visto que eles puderam visualizar de perto as evoluções da informação e nos ajudaram a chegar até aqui, seja você pessoa física ou jurídica, nada mais justo que esse público esteja incluso e possa ter finanças descomplicadas com a segurança que necessitam.

Author

Deixe um comentário...