A disputa comercial faz parte do dia a dia de qualquer negócio. É importante conhecer os seus competidores no mercado, tanto para ganhar mais clientes, quanto para manter os fiéis — evitando que, caso aconteça algum deslize, eles passem a comprar na concorrência.

Mas se você percebeu que está perdendo a clientela para outras empresas do mesmo ramo, é hora de analisar quais podem ser os seus erros como dono do negócio e descobrir a melhor forma de contorná-los.

Listamos os principais erros de empresas que estão perdendo clientes:

Não investir em marketing e comunicação

Hoje o marketing digital e a publicidade de um negócio acontecem de forma mais “simples” do que antes da chegada da internet.

Por isso, é muito importante que sua empresa, mesmo que de pequeno porte, tenha algum plano de marketing. Essa é uma forma de mostrar para o consumidor quais são os produtos ou serviços que você vende!

Não conhecer o seu público

Um erro que pode ser facilmente evitado é o de perder clientes para a concorrência justamente por não conhecer o seu próprio público. Sabendo quem são os consumidores atingidos com o seu negócio e que têm potencial para buscar a sua empresa, é mais fácil direcionar ofertas e benefícios.

Desconhecer as novidades do mercado

Você tem um salão de beleza, por exemplo, e uma cliente pergunta se um novo produto para tratamento capilar está disponível. Se a sua resposta é não, essa consumidora vai tentar achar a novidade em outro lugar.

Seja qual for o seu ramo, fique atento às mudanças e ofereça o melhor para os seus clientes.

Não inovar

Ficar acomodado pode fazer com que, mais cedo ou mais tarde, o esquema de funcionamento da sua empresa fique ultrapassado.

Inovação é algo muito importante para qualquer negócio e vale para muitas coisas: desde a reforma do espaço físico até a implementação de um programa de computador para organizar o fluxo de caixa.

Inovar é uma forma de manter o cliente fiel e, claro, conquistar novos.

Não aceitar cartão

Não existem mais desculpas. Até mesmo vendedores de rua, que não têm um ponto fixo ou um sistema de pagamento online como o das lojas virtuais, conseguem carregar uma maquininha de cartão.

Oferecer diferentes formas de pagamento, do dinheiro ao débito e ao crédito, é uma forma de competir com a concorrência de igual para igual.

Afinal, cada vez menos as pessoas andam com dinheiro no bolso, certo?

Clique aqui para descobrir uma excelente meio de pagamento para sua empresa!

O que achou desses pontos? Conseguiu se identificar ou não?

Tente sempre ouvir o seu cliente para descobrir por que ele está indo buscar na concorrência algo que você oferece com dedicação e qualidade.

Saber quais são as reclamações dos consumidores é um grande passo para a mudança e, consequentemente, para a melhoria!

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