Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte do nosso cotidiano, é comum desejar que processos burocráticos sejam mais rápidos e simples, tomando menos tempo do dia que já é bastante corrido. Foi pensando dessa maneira que surgiu o PIX.

O sistema PIX promete agilidade e segurança durante pagamentos e transferências bancárias, sendo uma revolução esperada para a valorização dos bancos digitais.

Sistema de Pagamento Instantâneo: saiba mais sobre o PIX

Implementado pelo Banco Central ainda em 2019, o PIX tem como objetivo principal ser uma alternativa de pagamento e transferência bancária instantânea, oferecendo uma menor taxa e estando disponível a qualquer hora ou dia da semana.

Dessa maneira, as funcionalidades que hoje operam no modo TED e DOC, prevendo taxas e às vezes caindo na conta somente no dia seguinte, ocorrem em segundos, evitando assim, a transação compensada.

O modelo promete grandes benefícios para o comércio e até mesmo para o relacionamento entre clientes e empresas, uma vez que oferece grande comodidade no momento do pagamento e o empreendimento consegue receber os débitos com grande rapidez.

Por se tratar de uma grande mudança, o sistema de pagamento instantâneo ainda está em fase de implementação e deve estar oficialmente disponível no dia 03 de novembro.

Como serão realizados esses pagamentos instantâneos através do PIX?

Nesse modelo de pagamento instantâneo, o primeiro grande benefício incluso é a transação simplificada. Com o PIX, não será mais necessário inserir dados como CPF e número da conta bancária.

Ao invés dessa burocracia que por vezes nos toma algum tempo do dia, o pagador deverá ter uma conta com uma Prestadora de Serviço de Pagamento (PSP) e um aplicativo instalado diretamente no celular.

Sendo assim, os pagamentos podem ser realizados por meio do QR Code, dispensando assim, o uso de cartões de créditos e débitos, eximindo a obrigatoriedade até mesmo de senhas e reduzindo os custos para a empresa.

Vantagens no uso do QR Code como meio de pagamento

Ao utilizar a tecnologia do QR Code como um meio de pagamento, tanto o cliente como a empresa podem contar com uma grande segurança na transação desses dados, evitando fraudes e roubos de conta por hackers ou golpistas virtuais.

O mercado também prevê a disponibilidade de dois modelos de QR Code:

– Estático;

– Dinâmico.

Para o QR Code Estático, a proposta é que possa ser usado em múltiplas transações. O vendedor em questão só precisará definir o valor para o produto ou serviço fornecido por ele e sistema fará todo resto, inclusive se houver a necessidade de transferência entre duas Pessoas Físicas.

Já para o QR Code Dinâmico, o modelo permitirá informações diferentes a cada transação e possibilita que a empresa inclua novas informações que sejam necessárias. Essa também pode ser uma maneira mais segura de realizar o pagamento das contas, uma vez que o acesso é direto e as informações não ficam retidas por muito tempo.

Vantagens do pagamento pelo sistema PIX

Além da velocidade e da disponibilidade deste serviço fora do horário comercial, o PIX também promete grande impacto no e-commerce do Brasil.

Por se tratar de um mercado em expansão e que já nasce dinâmico, o modelo de pagamento instantâneo é fundamental para que esse comércio online se mantenha competitivo e atraia sempre novos clientes que buscam facilidade na hora de pagar por um produto pela internet.

Além de ajudar as empresas a se desenvolverem melhor financeiramente, por se tratar de uma transação mais rápida, o delivery do produto também pode chegar em menor tempo, garantindo a fidelidade da clientela.

Veja como a Conpay está auxiliando as empresas durante essa transação e entenda mais como seu negócio poderá ser beneficiado pelo PIX. 

Author

plugins premium WordPress