Como anda a sua vida financeira? Você costuma gastar muito e se endividar ou é aquele que economiza mais pensando muito no futuro?

Sabia que você administra a sua vida financeira a partir de determinados padrões? Mesmo que não perceba quais são eles, o seu perfil pode explicar muito do que anda acontecendo nas suas finanças.

Quer saber mais? Vamos apresentar os 5 principais tipos de perfis financeiros.

Conheça os principais tipos de perfis financeiros

A ideia é que você consiga identificar aquele tipo que mais parece com a sua visão pessoal sobre esse assunto, mas é importante destacar que ninguém é 100% pertencente a um perfil só.

Podemos nos aproximar também de outros tipos em alguns momentos.

  • Devedor

As pessoas com esse perfil financeiro não vivem uma relação saudável com o dinheiro. Elas não conseguem administrar as suas finanças mensais e acabam constantemente precisando de uma renda extra para custear os gastos. Assim, pedem empréstimos e contraem dívidas com bancos ou familiares.

Normalmente, o perfil devedor chega a essa situação por gastar mais do que ganha. O problema pode ser causado por compras exageradas, gastos impulsivos ou padrão de vida que não condiz com a renda. Ou seja, é preciso alinhar melhor o quanto entra e o quanto sai de dinheiro.

  • Gastador

O gastador também tem um custo de vida alto, mas, diferentemente do perfil anterior, ele não contrai dívidas. Isso significa que pessoas com essa característica costumam não ter controle sobre os seus custos mensais, embora mantenham o cuidado de não gastar mais do que recebem.

Entre os hábitos mais comuns estão as compras impulsivas e a falta de acompanhamento das finanças. Em geral, os gastadores olham o extrato do banco apenas para saber se o dinheiro está chegando ao fim. Quando isso acontece, eles diminuem um pouco os gastos até que caia outro salário na conta.

  • Desligado

Quem tem um perfil financeiro desligado está em uma situação um pouco mais confortável do que as relatadas até aqui. Normalmente, essas pessoas gastam menos do que ganham e, dessa forma, conseguem ter uma pequena reserva ao final do mês.

Entretanto, isso não se dá por um planejamento prévio. Na verdade, os desligados não se preocupam ativamente com as finanças. O saldo positivo na conta-corrente se deve mais ao baixo consumo do que a um controle financeiro efetivo.

  • Poupador

O poupador é alguém que planeja os seus gastos pensando no futuro. Diferentemente do desligado, esse perfil realmente decide praticar dicas de economia e fazer sobrar dinheiro. Com isso, ele adota hábitos de consumo controlado e monta uma reserva com os valores que poupa mensalmente.

A segurança financeira é um valor muito importante para os poupadores. Não é raro que eles sofram com comentários maldosos vindo das pessoas com os outros perfis apresentados. Muitas vezes, são vistos como mesquinhos ou incapazes de curtir a vida.

  • Investidor

As pessoas que têm o perfil financeiro poupador conseguem montar uma reserva de dinheiro para ser usada em momentos emergenciais ou na realização de projetos futuros. Entretanto, elas não apresentam muitos conhecimentos sobre as estratégias que podem utilizar para multiplicar essa quantia.

É isso que diferencia o perfil investidor: ele sabe trabalhar com as suas finanças para gerar renda, ou seja, obter rendimentos com o dinheiro. Há muitas possibilidades para isso: abrir um negócio, fazer aplicações financeiras, comprar bens para alugar, entrar para um grupo de consórcio, entre outros.

Agora que você conhece os 5 perfis financeiros, já sabe dizer com qual se identifica mais? Perceba que apresentamos a lista em ordem crescente.

Ou seja, o ideal é que você consiga avançar para os últimos perfis, pois isso trará mais inteligência financeira e segurança para sua vida. 

Conte com a Conpay para uma vida financeira saudável

A gente sabe que com tantas opções de conta digital no mercado você pode ficar confuso. Mas a Conpay nasceu com a missão de oferecer uma solução simples e completa de meios de pagamento e conta digital. Nossas soluções são focadas na transparência, simplicidade e comodidade.

Tudo para você focar na sua vida e no seu negócio, tendo total controle e acompanhamento dos seus gastos.

Conheça 

Quer saber como organizar as suas finanças?

Fale com um dos nossos especialistas clicando aqui!

Author

Deixe um comentário...