Inadimplência é um dos maiores riscos que uma empresa corre. Ninguém trabalha esperando que o cliente deixe de cumprir as suas obrigações, mas é essencial estar pronto para esse cenário.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 70% das famílias brasileiras estão endividadas. Isso é preocupante para negócios que lutam para receber esses valores em atraso.

Dado esse cenário, elaboramos um guia, com 4 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa e garantir a saúde financeira do negócio, mesmo em momentos de turbulência econômica. Confira:

1- Incentive o pagamento à vista

Todos sabemos o que são os juros. Eles são a garantia de que você irá receber o valor do produto. Quanto maior o prazo, maior a taxa aplicada. O inverso também é verdade. Quando compramos à vista, ganhamos desconto.

Esse é um grande incentivo para o seu cliente que gosta de parcelar as compras. Quando ele paga em uma só vez, você tem a certeza de que recebeu o pagamento integral e não vai precisar se preocupar com inadimplência no futuro.

Quanto mais pessoas pagarem à vista, menor é a taxa de dívidas futuras a serem cobradas.

2- Tome cuidado com os vencimentos

Quem decide o melhor momento de pagar uma dívida é o cliente, e sempre será assim. No entanto, o lojista deve analisar o seu negócio, o ramo que atua e compreender qual é o melhor momento para cobrar esse consumidor.

Quando recebemos o salário, a primeira tendência é pagar as dívidas, então, o ideal é estabelecer o pagamento do seu carnê em um dia próximo ao 5º dia útil do mês, pois costuma ser nessa data que os rendimentos caem em conta.

Por outro lado, se o vencimento for no dia primeiro de cada mês, a chance de o seu cliente ter gastado toda a renda aumenta, não conseguindo te pagar. Nesse caso, uma solução é criar uma margem de carência após o vencimento, ou seja, alguns dias a mais, sem cobrança de juros.

3- Ofereça mais de uma forma de pagamento

Diversificar é a palavra-chave no mundo dos negócios, mesmo quando falamos em receber pagamentos.

À vista, é uma entrada certa. Com cartão de crédito, você parcela e o risco de inadimplência é do banco, mas nem todo mundo tem acesso a um bom limite. No crediário próprio, o risco é todo seu, mas é uma maneira mais simples de permitir que um público maior faça as suas compras.

Não há uma só forma testada e comprovada como a mais eficiente. Cada uma possui vantagens e desvantagens. Quanto mais o seu cliente puder escolher, melhor você irá atendê-lo, tomando todos os cuidados e analisando caso a caso.

4- Conte com um sistema integrado de pagamentos

São inúmeros os detalhes que você deve prestar atenção para evitar a inadimplência na sua empresa. É preciso muito foco e olhar treinado para orientar o seu consumidor e orientá-lo no momento de escolher a melhor opção de pagamento.

Por meio de um sistema integrado de pagamentos, é possível unificar todas essas informações e acompanhar em tempo real como os clientes se comportam e como cada forma de receber está gerando resultados.

A Conpay é uma empresa totalmente digital que pode gerenciar as formas de pagamento para você. Emitimos boletos, link de pagamento e temos maquininhas próprias para cartão de crédito.

Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas e compreender exatamente como a tecnologia pode ajudar a reduzir a inadimplência na sua empresa. Estamos aguardando seu contato!

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