Os pagamentos de uma empresa estão entre os processos mais importantes de todo processo organizacional. Manter-se regularizado em questões fiscais, financeiras e trabalhistas pode parecer dificultoso, mas felizmente há métodos de tornar a forma de pagamento da sua empresa mais otimizada.

Além de garantir que nenhum valor fique de fora, também traz agilidade e controle assertivo de todas as saídas. Quer saber como aplicar isso no seu negócio? Então acompanhe este artigo especial que preparamos com as 4 formas de tornar o pagamento da sua empresa mais otimizada, adotando-as agora mesmo. Confira.

1. Pagamentos digitais

O primeiro – e crescente – processo são os pagamentos digitais. Há uma série de empresas que disponibilizam serviços financeiros do gênero, em que o ramo corporativo, por meio de uma conta empresarial, pode quitar todos os valores procedentes de maneira rápida, fácil e centralizada em apenas um local.

Outra vantagem é que essa forma pode ter menos custos que métodos tradicionais – como a utilização de serviços bancários para esse fim. Não à toa, grandes empreendimentos já aderiram a esse formato de pagamentos – muitas vezes com principal e único recurso – por suas inúmeras vantagens.

2. Sistemas de gestão financeiros

Os sistemas de gestão, popularmente conhecidos como ERP, são outra forma de tornar o pagamento da sua empresa mais otimizada. Eles centralizam dados, permitem entender os prazos, os valores e agregam setores, permitindo que nenhuma conta fique sem ser paga dentro do negócio.

Alguns têm a vantagem de, ainda, agregarem ao método que explicamos acima. Ou seja, você consegue ter um sistema de gestão financeiro com a possibilidade de fazer os pagamentos digitais – o que economiza tempo e diminui erros humanos, evitando gastos desnecessários e retrabalho.

3. Agregue setores

Em sintonia com os tópicos acima, a forma de pagamento de uma empresa será otimizada quando os setores estiverem agregados. O que isso significa? Que a área de compras, contabilidade, marketing e RH, para citar os exemplos mais claros, precisam convergir em um único ponto, evitando que qualquer centavo fique de fora.

Esse processo é indispensável para a saúde dos variados empreendimentos, porque mostra exatamente quais são os custos do negócio. Ainda, impede que o fluxo de caixa seja afetado com valores que não foram computados – o que pode gerar problemas na negociação com fornecedores e até mesmo o pagamento de funcionários.

4. Planejamento e prazos

Nada disso vai funcionar se você não trabalhar com duas questões preponderantes para o sucesso financeiro de qualquer negócio. Planejamento e prazos.

– O planejamento precisa demonstrar quais são os pagamentos a serem realizados, aqueles que podem entrar na conta dos custos e se haverá dinheiro disponível em caixa para arcar com todos os compromissos – procurando métodos caso isso não seja possível;

– O controle de prazos impede uma série de problemas, como o pagamento de taxas e juros até questões mais problemáticas, como ações judiciais na esfera do trabalho. Antecipar-se e fazer pagamentos em dia é parte do sucesso de uma empresa bem administrada financeiramente.

Conheça nosso site e confira os serviços da Conpay que vão ajudá-lo a otimizar ainda mais o processo de pagamentos da sua empresa.

Author

plugins premium WordPress