Para entender como proteger seus dados na internet você precisa saber que navegar online não é 100% seguro e que é necessário uma série de cuidados para não cair em golpes ou acessar sites perigosos. 

Junho de 2021: saiba como alavancar suas vendas este mês

A atenção e segurança são quesitos imprescindíveis para se manter a salvo, principalmente se você tem contas digitais, acessa plataformas importantes que necessitem de senhas ou simplesmente fazem compras online. Se liga nas dicas desse conteúdo para não cair em ciladas cibernéticas.

1. Não salve dados de pagamento

Ao realizar compras pela internet com o cartão de crédito ou débito, você insere os dados de pagamento, certo? Mas fique atento à opção de salvar ou não seus dados para compras futuras, algo que o site geralmente pergunta. É algo mais cômodo, claro, mais rápido, mas opte por não salvar! É importante que neste momento, não priorize a comodidade, e sim a segurança!

Receita recorrente: conheça a maior vantagem de investir em franquias

2. Evite acessar sites duvidosos

Ao acessar um site, verifique se existe um símbolo de cadeado ao lado do endereço na barra do navegador. Isso indica que o site é seguro e seus dados estão à salvo. Portanto, para a proteção de dados é recomendado não enviar informações para sites ou páginas que não possuam essa certificação de segurança. 

3. Não repita senhas

Se você usa a mesma senha para todos os seus logins, altere agora! A construção de senhas também é um ponto extremamente importante na proteção de dados. Evite usar números, palavras óbvias, ou que façam algum sentido, como datas de nascimento, nome de mãe, pai, entre outros. 

Quer morar sozinho? 6 dicas para se planejar financeiramente

Procure colocar senhas mais difíceis. Hoje é comum que os sites exijam senhas construídas com caracteres específicos, exatamente para assegurar a robustez da sua chave de segurança.

4. Cuidado com os links

Golpistas e hackers criam links falsos para tentar induzir pessoas a acessarem e, assim, ser direcionado para algum site que não é verdadeiro. Esses sites são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, e normalmente são promoções muito tentadoras ou condições exclusivas para você conseguir um crédito, por exemplo. Tenha sempre cautela para não acessar links e conteúdos suspeitos.

Open Banking: entenda a terceira onda dos meios de pagamento

5. Utilize a verificação em duas etapas

Ativar a verificação em duas etapas é essencial para garantir a proteção de seus dados. Assim, o sistema não somente irá solicitar a sua senha, mas também exigirá um código adicional que poderá ser enviado via e-mail ou sms. Esta prática simples é mais uma medida de segurança para coibir ataques cibernéticos. Em alguns sites e dispositivos ela também é chamada de autenticação de dois fatores. Portanto, sempre o ative quando esse recurso for disponibilizado.

Franquia home based: como empreender trabalhando em casa

Gostou das dicas? Salve esse post para ler e conferir sempre que precisar lembrar de como proteger seus dados na internet. Não esqueça também de compartilhar com amigos e familiares para todo mundo ficar protegido!

Leia mais dicas e conteúdos sobre finanças em nosso blog

Author

Deixe um comentário...